quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Sermão da Montanha V

Então disse Jesus:
❄ ❄ 
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 

Mateus 5:14-16

❄ ❄ 



Então o professor Humberto Rohden este extraodinario filólogo, filosofo, teólogo, místico, tinha ocasião de dizer com propriedade:

     ❝O homem profano é impuro no meio dos impurosO  homem crísticos é puro no meio dos impuros, assim como a luz é pura no meio das impurezas.  O impuro no meio dos impuros é, geralmente, ruidosamente social.  O puro longe dos impuros é silenciosamente solitário.  O puro no meio dos impuros é serenamente solidário

Mas o homem cristico de maneira nenhuma, ele é puro no meio dos impuros, é aquele que acendeu sua luz, que está no caminho, Allan Kardec quando define o que é o verdadeiro espírita:

É todo aquele que se esforça para ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje e que luta contra suas más inclinações’, é o que se esforça para ser sempre melhor, na o é o melhor, mas está no caminho.

     Havia uma época em que se perguntava você é espírita? Não, ainda sou muito imperfeitoPois seja um espírita imperfeito e trabalhe para a perfeição. 
   Quando temos Jesus dentro de nós podemos ficar no meio dos impuros, sem nos tornarmos impuros, O puro longe dos impuros é silenciosamente solitário, o puro no meio dos impuros deve ser rico em espírito, para dar essa pureza aqueles que não têm, bem aventurado os puros de coração, porque eles não se contaminam. E Jesus ao encerra o sermão da montanha diz uma frase encantadora:
❆ ❆ 
Contemplais os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 
Mateus 6:28-29
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
Mateus 6:26
❆ ❆ 

    A beleza lílian a pureza do lírio e as aves do céu com seu batizados de cores, com a riqueza da sua musica, então Jesus nos pede para, nos despojarmos.

   Quando Mohandas Karamchand foi homenageado pelo Vaticano, para receber uma grande condecoração, ele pegou o bonde em Roma com a sua cabra, e foi para o vaticano, quando chegou à entrada do vaticano foi barada, ele com um traje modesto com um lençol cobrindo as partes pudentes, a cabra e o cajado, o cerimonialista diz:
_Mas Mohandas não pode entrar assim: ele redarguiu: 
_Mas porque não pode? 
_É que aqui requer traje de gala. 
_Então até logo, porque o ser mais importante do mundo é minha cabra, eu me nutro do leite dela, aonde eu for ela vai, e eu estou aqui por causa dela, então se é importante o traje, leve a homenagem ao traje. 
Deu meia volta e foi embora.




Daí então Jesus apela para que nós olhemos os liris do campo, voltemos os olhos a natureza,  precisamos contemplar a vida que extua fora das nossa angustias e paixões.


A uma história muito linda de um jovem chinês que foi a um sábio e disse:

_Senhor como viver nesse mundo de pessoas pútridas, impuras, insanas, traiçoeras perversas? Como poder ter paz entre criaturas que nos odeiam?

E ele disse: Da mesmo forma que as plantas, tu já viste por exemplo o lírio? já dizia Jesus: Olhai os Lirios do campo, como eles crescem;

     Lírio que extrai do lodo da terra a vida e o perfume. Afirmo que tu nunca vistes a corola da flor manchada com o lumo que as raízes extraem lentamente, então SE (SEJA) como o lírio, não condene o lixo nem a podridão/lama a sua volta, extrai deles aquilo que possa ser de mais útil para a tua vida, e aplica na tua atitude diária, e fica incólume derramando o teu perfume a quem quer que passe sem fazer distinção seu aroma que foi a transformação daquele lodo. Aprenda com o lírio e tu te sentiras mais feliz.

O inimigo não merece o repudio o ódio, não podemos revidar mal com mal, e sim fazer-mos todo o bem.
❄ ❄ 
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 
Mateus 5:44-45
❄ ❄ 





Palestra proferida pelo orador espírita Divaldo Franco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço democrático, onde o leitor pode se manifestar livremente.
- O Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui emitidos e os mesmos não refletem, sob nenhuma circunstância, a opinião do Blog.
- Serão vetados os comentários que contenham conteúdo comercial e/ou expressões agressivas, ofensivas, caluniosas, difamatórias, preconceituosas ou que denigram a imagem de terceiros.
- Como autor, você é responsável pelas consequências legais e sociais do seu texto;
- Reserva o direito de retirar do ar o comentário que, após sua publicação, comprove-se ter desrespeitado alguma das regras estipuladas.

МØDЄRΑDØRЄS